Por Sandro Trovão - Fabrilo Rosa & Trovão
– O que é a Norma de Desempenho?
A NBR 15575 da ABNT, conhecida como Norma de desempenho, é o regramento que deve ser seguido por projetistas, construtores, incorporadores e usuários de imóveis para que uma edificação atinja os níveis que estão definidos entre os seus itens. Antes da Norma o único parâmetro a ser seguido era o artigo 618 do Código Civil que previa que uma obra deve ter garantia de 5 anos para defeitos que prejudiquem a sua segurança de solidez.
– Para que serve?
Com a edição da Norma de desempenho, outros parâmetros de qualidade, conforto e durabilidade foram criados, garantido ao consumidor parâmetros mais claros de desempenho da edificação e prazos de garantias de sistemas que antes não tinham definição clara.
– Qual é a importância de se dividir a responsabilidade sobre as edificações?
Todos os envolvidos na cadeia produtiva da Construção tem alguma espécie de responsabilidade para que os níveis de desempenho e qualidade seja atingidos, isso é uma inovação da Norma e um ponto muito importante para se aferir as eventuais culpados por eventual descumprimento nos níveis a serem atingidos.
– Quais atribuições cabem a cada envolvido no projeto (fabricantes, projetistas, construtores e usuários)?
Na escala de responsabilidades, o projetista deve elaborar seus projetos e especificar os materiais adequadamente para que os níveis sejam atingidos, é o início do cumprimento da Norma.
Os construtores e incorporadores devem seguir rigorosamente as especificações do projeto aplicando na obra materiais e técnicas adequadas como previsto nos projetos.
Ao usuário cabe utilizar a edificação dentro das condições previstas e projetadas, não realizar modificações sem prévia anuência do construtor, implantar e executar o sistema de gestão de manutenção preventiva informados nos Manuais de uso e manutenção da edificação para que possa exigir as garantias legais de cada sistema.
Norma de Desempenho – NBR 15575
