O que é Compliance?

Basicamente, o Programa de Compliance é um conjunto de mecanismos para garantir que a empresa cumpra as leis e regulamentos internos através de um sistema de gestão que busque excelência e disseminação de cultura ética.

Ele pode ser feito baseado em diversas diretrizes, mas deve funcionar especificamente para a empresa, considerando-se seu tamanho e suas necessidades especiais.

De acordo com a necessidade e tamanho da empresa podemos pensar em um programa baseado em normas ISO (19600/2014 – 37.001/2016) ou na legislação brasileira sobre o tema.

É por isso que programas genéricos (que não consideram a necessidade e tamanho da empresa) tendem a não ser eficazes.

Pequenas e Médias Empresas Também Podem e Devem Ter Um Programa De Programa De Compliance

O Programa de Compliance não é destinado somente a grandes empresas, nem mesmo a empresas corruptas que querem fazer acordo criminal.

Um bom programa é uma ferramenta de governança corporativa que tem grande poder de transformação dentro de qualquer empresa, de qualquer tamanho.

Pequenas Empresas Terão Custos Pequenos Para a Implementação

É Fácil Implementar Programa de Compliance

O Programa de Compliance não é um bicho de sete cabeças e não possui termos complicados ou impossíveis de entender.

Ele pode ser adaptado dentro da realidade atual da empresa, sem a necessidade de contratações ou grandes investimentos.

É fácil de entender e não possui termos complicados ou estrutura complexa.

Por que fazer uma consultoria em programa de Compliance?

Reclamamos diariamente do subdesenvolvimento do nosso país e acreditamos fazer nossa parte, mas a verdade é que a manifestação da voz sem ação já não é mais suficiente, não é a resposta mais efetiva. Nós podemos fazer mais!

O próximo passo é agir e transformar a sociedade através do exemplo, dentro do empresariado, com a disseminação da cultura ética a colaboradores e terceiros.

O Programa de Compliance é antigo e possui, fora do Brasil, um amplo espaço entre as empresas, porém, em nosso país, as instituições praticamente o ignoravam.

Com a aprovação da Lei Anticorrupção no Brasil em 2013, as boas práticas de Ética e Programa de Compliance tornaram-se mais comuns e ganharam as capas de jornais após os escândalos envolvendo políticos, iniciativa privada e instituições públicas.

Em 2015 essa lei foi regulamentada pelo decreto n. 8420/2015 que foi baseado na ISO 19.600/2014.

Hoje, as melhores pequenas e médias empresas estão implementando seu conceito para serem cada vez melhores, tanto em cultura ética quanto em gestão.

Minha empresa não é corrupta.

Devo ter um programa de programa de Compliance?

Muito embora seja comum associar o Programa de Compliance e a Gestão Ética a atos de corrupção, as ferramentas em questão vão muito além da Lei Anticorrupção.

Ter Programa de Compliance também é possuir a melhor política de Qualidade no Atendimento ao Consumidor, a aplicação mais adequada da CLT e, principalmente, impedir desvios de conduta que destruam o patrimônio da própria instituição, inclusive a sua imagem, cujos danos muitas vezes podem ser irrecuperáveis.

A Empresa com um Programa de Compliance não está apenas se protegendo e visando penas mais baixas em caso de corrupção, mas está também impedindo que colaboradores promovam fraudes internamente.

Além disso, ela pode ser um vetor de transformação social, contribuindo verdadeiramente para irradiar a cultura da ética.

O controle fornecido por um Bom Programa de Compliance vai trazer à Gestão, a segurança e qualidade que a Imagem da Empresa precisa.

Tenho poucos funcionários.

Como ter um programa de Compliance?

Todo Programa de Compliance deve ser personalizado e implementado levando em conta a estrutura da empresa.

Assim, uma pequena empresa precisa, inicialmente, de apenas duas coisas para fazer acontecer: uma pessoa do quadro atual, responsável pelo programa, e a vontade da alta direção de fazer funcionar.

Quais são os benefícios práticos?

Imagem: a credibilidade aumenta com as regras claras e transparência institucionalizada, melhorando a Imagem com Clientes, Colaboradores e Fornecedores.

Conhecimento Profundo: o envolvimento e desejo de melhoria da deixam claros os pontos fortes e falhas na gestão, permitindo maior controle e segurança na gestão.

Empresas Éticas preferem Empresas Éticas: o interesse pela Gestão Ética é global e diversas empresas somente contratam empresas com Programa de Compliance, em verdadeiro círculo virtuoso.

Economia: Dados estatísticos que demonstram que empresas perdem, em média, 5% ao ano de seu faturamento bruto em virtude de conflitos de interesses de funcionários ou partes interessadas em negociações empresariais.

COMPLIANCE: UMA SOLUÇÃO PARA TODOS